quinta-feira, outubro 27, 2011

Tristeza versus Depressão.

É muito comum se ouvir: "hoje estou deprimido". Sabe-se que a Depressão em si é uma doença cerebral e que cursa na maioria das vezes com o sintoma de tristeza. A tristeza, sendo assim pode ser um sintoma importante na depressão. No entanto, estar triste não quer dizer estar deprimido.
Sáo vários os outros sintomas que cunham a depressão tais quais, anedonis, alteração no sono (insônia ou hipersônia). São comuns também as alterações do apetite, tanto para mais como para menos.Choro fácil é comum na depressão. Alterações da libido são comuns. Irritabilidade é outro sintoma que pode estar presente.
Muitos são os estudos que apontam a depressão como tendo um caráter genética importante. Sabe-se da importância dos fatores do meio que quando se juntam aos biológicos podem disparar ou intensificar os sintomas.
Para se diagnosticar depressão, há critérios. Generalizando, os sintomas precisam estar presentes por duas semanas ou mais. en
É doença muito comum. A mais incidente em psiquiatria.
Outro dado importante diz que em pacientes internados, seja por cardiopatias, Câncer etc, em enfermarias hospitalares sofrem mais de depressão em relação aquelas que não estão em ambiente hospitalar.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a depressão está sempre no topo no que se refere a doenças incapacitantes e causam dias de perda de serviço para o paciente.
Diante disto, torna-se imperativo a disseminação no meio médico este assunto que pode acabar em ruminacões suicidas e com várias comorbidades, pode ser fatal.
O tratamento é basicamente com remédios e psicoterapia.


Sandro Luiz Cançado Silva.

Nenhum comentário: