quinta-feira, outubro 22, 2009

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE PARTE II




TRANSTORNO DE PÂNICO
Antidepressivos Tricíclicos
A imipramina (150 - 250 mg/dia), e a clomipramina (30 - 60 mg/dia) têm eficácia comprovada no tratamento do Transtorno de Pânico.
Inibidores da Recaptação de Serotonina (IRSs)
A sertralina e a paroxetina têm eficácia bem demonstrada no tratamento do Transtorno de Pânico.
Nos estudos com diferentes doses fixas, as doses de 50, 100 e 200 mg/dia de sertralina foram comparavelmente eficazes e todas superiores ao placebo.
No estudo de eficácia de doses fixas com a paroxetina com 10, 20 e 40 mg/dia, a dose de 40 mg/dia foi superior às outras.
Benzodiazepínicos de Alta PotênciaO alprazolam (3 - 6 mg/dia) e o clonazepam (1.5 - 4.0 mg/dia) têm eficácia demonstrada no tratamento do Pânico.


TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL (FOBIA SOCIAL)


Inibidor da Monoaminooxidase Reversível (RIMA)
A moclobemida foi superior ao placebo em dois estudos. As doses de moclobemida empregadas nesses estudos variaram entre 600 e 900 mg/dia.
Inibidores da Recaptação de Serotonina (IRSs)
A sertralina (100 - 200 mg/dia) e a paroxetina (40 - 60 mg/dia) têm eficácia comprovada no tratamento do Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social).
Benzodiazepínicos
Em um único estudo foi demonstrada a eficácia do clonazepam (3 - 6 mg/dia) no tratamento da Fobia Social.


TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO


Inibidores da Recaptação de Serotonina (IRSs)
A única classe de medicamentos com eficácia comprovada em pesquisas clínicas no tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo é a dos Inibidores da Recaptação de Serotonina (IRSs). Em duas metanálises foram avaliados os resultados obtidos até 1994 em estudos randomizados, duplo-cego, placebo-controlados, no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Nessas duas metanálises, a clomipramina foi associada com um efeito terapêutico em relação ao placebo maior do que os da sertralina, fluvoxamina ou fluoxetina.
Nos estudos com comparações diretas entre a clomipramina e os outros IRSs, contudo, não foram encontradas diferenças quanto à eficácia.
A paroxetina, um outro IRS, foi comparavelmente eficaz à clomipramina no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo em um estudo randomizado, duplo-cego, placebo-controlado.

Nenhum comentário: