Três Cs
Com base em mais de 30 estudos analisados, os pesquisadores elegeram as atividades de enfrentamento — também chamadas de ativação comportamental — que podem ajudar a combater o atual momento. Os cientistas dividiram as medidas entre três Cs: controle, conexão e coerência. “Você pode ter uma sensação de controle planejando suas atividades diárias, como checar como estão seus amigos e entes queridos, mesmo virtualmente, ajustando o quanto de notícias consome, mantendo um diário ou se preparando para o seu futuro pós-pandemia”, explicou Polizzi.Em relação à conexão, é ela que preenche a necessidade de contato e apoio humano, algo essencial para manter a saúde mental, opinam os cientistas. “A conexão pode ser alcançada, mesmo em momentos de distanciamento social, por meio de telefonemas, videoconferência e mídias sociais, ou mesmo a prática da meditação, que direciona emoções positivas para si mesmo e para outros”, detalhou o autor do estudo.
A coerência, segundo os autores explicam no artigo, “é fundada no desejo profundamente humano de fazer sentido e significado ao mundo”. Polizzi assinalou que um ponto de partida para conquistar a coerência é o enfrentamento baseado na aceitação. “Observando nossos medos, ansiedades e respostas emocionais sem julgamento, uma prática comumente conhecida como atenção plena”, frisou o especialista.
A meditação, segundo ele, também é uma forma de exercitar a aceitação, que igualmente pode acontecer nas atividades cotidianas, desde que feitas com total concentração. “Você pode praticar a atenção plena não apenas por meio da meditação e focando na respiração, mas dando a uma atividade, como comer ou caminhar, sua atenção total e sem pressa”, frisou o pesquisador. “Todas essas atividades podem aumentar a capacidade do indivíduos de se recuperar de eventos negativos e liberar recursos mentais para lidar com fatores ‘estressores’ que podem surgir”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário