terça-feira, julho 10, 2012
Qual a causa da depressão?
Aparentemente, a depressão é causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos.
As doenças depressivas são transtornos do cérebro. As teorias mais duradouras sugerem que importantes neurotransmissores - substâncias químicas usadas pelas células do cérebro para comunicação entre si - estão desbalanceadas na depressão. Mas tem sido difícil provar isto com certeza.
As tecnologias de imagem cerebral, como a Ressonância Nuclear Magnética (MRI), têm mostrado que o cérebro das pessoas com depressão parece diferente das pessoas sem depressão. As partes do cérebro ligadas ao humor, pensamento, sono, apetite e comportamento parecem diferentes. Mas estas imagens não mostram por que a depressão ocorreu. Elas também não podem ser usadas para diagnosticar a depressão.
Alguns tipos de depressão tendem a ocorrer em famílias. Entretanto, a depressão também pode ocorrer em pessoas sem história familiar.9 Os cientistas estão estudando certos genes que parecem tornar algumas pessoas mais suscetíveis à depressão. Algumas pesquisas genéticas indicam que o risco para depressão resulta da influência de diversos genes agindo juntos com influências ambientais e outros fatores.10 Somado a isso, traumas, perda de um ente querido, um relacionamento difícil ou qualquer situação estressante pode ser o gatilho de um episódio depressivo. Outros episódios depressivos podem ocorrer com ou sem uma causa óbvia aparente.
As pesquisas indicam que as doenças depressivas são transtornos do cérebro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário