terça-feira, julho 10, 2012
Como o Transtorno Bipolar afeta uma pessoa ao longo do tempo?
O Transtorno Bipolar costuma durar toda a vida. Episódios de mania e depressão surgem com o tempo. Entre os episódios, muitas pessoas com transtorno bipolar ficam livres de sintomas, mas outras podem permanecer com sintomas leves.
Os médicos costumam diagnosticar os transtornos mentais usando as diretrizes do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, ou DSM. De acordo com o DSM, existem quatro tipos básicos de Transtorno Bipolar:
Transtorno Bipolar Tipo I é geralmente definido por episódios maníacos ou mistos que duram pelo menos sete dias ou por sintomas maníacos que são tão graves que a pessoa necessita internação hospitalar imediata. Geralmente, a pessoa também tem episódios depressivos, tipicamente durando pelo menos duas semanas. Os sintomas de mania ou depressão devem ser uma grande mudança do comportamento normal da pessoa.
Transtorno Bipolar Tipo II é definido por um padrão de episódios depressivos alternando com episódios hipomaníacos, mas nunca um episódio pleno de mania ou misto.
Transtorno Bipolar não especificado em outra parte (BP-NOS) é diagnosticado quando a pessoa tem os sintomas da doença que não completam com exatidão os critérios para o transtorno bipolar I ou II. Os sintomas às vezes não duram tempo suficiente ou a pessoa tem apenas poucos sintomas para fazer o diagnóstico de certeza. Contudo, estes sintomas são claramente um estado for a do comportamento normal da pessoa.
Transtorno Ciclotímico ou Ciclotimia é uma forma mais leve do transtorno bipolar. Pessoas com ciclotimia apresentam episódios de hipomania que ficam alternando com depressão leve por pelo menos dois anos. Contudo, os sintomas não preenchem os requerimentos diagnósticos necessários para os outros tipos de transtorno bipolar.
Algumas pessoas podem ser diagnosticadas como Transtorno Bipolar de Ciclagem Rápida. Isto se dá quando uma pessoa tem quarto ou mais episódios de depressão, hipomania, mania ou estado misto dentro do período de um ano.2 Algumas pessoas podem apresentar mais de um episódio em uma semana ou até no mesmo dia. A ciclagem rápida parece mais comum em pessoas com transtorno bipolar grave e pode ser mais frequente em pessoas que tiveram o primeiro episódio mais jovens. Um estudo mostrou que cicladores rápidos tiveram seu primeiro episódio em media quarto anos antes, durante o meio ou o fim da adolescência, em comparação com as pessoas portadoras do transtorno bipolar que não são cicladores rápidos.3 A ciclagem rápida afeta mais mulheres que homens.4
O Transtorno Bipolar tende a piorar se não for tratado. Com o tempo, a pessoa pode sofrer maior número e mais graves episódios do que no início da doença.5 Além disso, atraso no diagnóstico correto e tratamento aumentam as chances da pessoa apresentar problemas na esfera pessoal, social e relacionados ao trabalho.6
O diagnostico e tratamento adequado ajudam os portadores do Transtorno Bipolar a manter vidas saudáveis e produtivas. Na maioria dos casos, o tratamento pode ajudar a reduzir a frequência e gravidade dos episódios.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário