terça-feira, novembro 24, 2009

Síndrome de Asperger


ASPERGER, Síndrome de: caracteriza-se por prejuízos na interação social, bem como interesses e comportamentos limitados, como visto no autismo, mas seu curso de desenvolvimento precoce está marcado por uma falta de qualquer retardo clinicamente significativo na linguagem falada ou na percepção da linguagem, no desenvolvimento cognitivo, nas habilidades de auto-cuidado e na curiosidade sobre ambiente. Interesses circunscritos intensos que ocupam totalmente o foco da atenção e tendência a falar em monólogo, assim como incoordenação motora, são típicos da condição, mas não são necessários para o diagnóstico. Dada a falta de definições diagnósticas até recentemente, não é surpreendente que a prevalência da condição seja desconhecida, ainda que tenha sido relatado um índice de prevalência de dois a quatro casos em cada dez mil. Há poucas dúvidas de que a condição seja mais prevalente entre homens do que em mulheres, com um índice relatado de nove para um.O diagnóstico de síndrome de Asperger requer demonstração de prejuízos qualitativos na interação social e padrões de interesses restritos, critérios que são idênticos aos do autismo. Diferentemente do autismo, não há critérios para o grupo dos sintomas de desenvolvimento da linguagem e de comunicação,e os critérios de início da doença diferem no sentido de que não deve haver retardo na aquisição da linguagem e nas habilidades cognitivas e de auto-cuidado. Aqueles sintomas resultam em prejuízo significativo no funcionamento social e no ocupacional. Contrastando um pouco com a representação social no autismo, os indivíduos com síndrome de Asperger encontram-se socialmente isolados, mas não são usualmente inibidos na presença dos demais. Normalmente, eles abordam os demais, mas de forma inapropriada e excêntrica. Do ponto de vista neuropsicológico, existe, em geral um padrão relativamente elevado em habilidades auditivas e verbais e aprendizado repetitivo, déficits significativos nas habilidades visuomotoras e visuoperceptuais e no aprendizado conceptual. Muitas crianças exibem altos níveis de atividade na infância precoce e, como mencionou-se, podem desenvolver ansiedade e depressão na adolescência e no início da vida adulta. O prejuízo social (particularmente as excentricidades e a insensibilidade social) é considerado permanente.

Klin A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Rev Bras Psiquiatr. Maio 2006;28(suppl.1):s3-11

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