segunda-feira, novembro 23, 2009

SÍNDROME AMNÉSTICA


AMNÉSTICA, Síndrome: caracteriza-se pelo comprometimento exclusivo da memória, sem outras alterações cognitivas concomitantes. Comprometimento da memória de curto prazo e longo prazo atribuído a uma etiologia orgânica específica. Normal em outras áreas da cognição. A forma mais comum é devida à deficiência de tiamina associada à dependência etílica. Pode ser devida também a traumatismo craniano, cirurgia, hipóxia, infarto e encefalite por herpes simples. Tipicamente, qualquer outro processo que lese certas estruturas diencefálicas e temporais mediais, por exemplo, os corpos mamilares e o hipocampo, pode causar esta síndrome.

4 comentários:

Eliana disse...

Olá Dr. Sandro
Gostei do texto, do assunto. A sus forma clara e objetiva o torna bastante compreensível para nós leigos.
Pergunto o seguinte: Quando nós sentimos necessidade de esquecer completamente algum assunto ou pessoa, o mesmo, retorna incessantemente em nossa mente (em estado normal), o cérebro não nos ajuda em nada? Porque é tão difícil esquecer quando queremos?
um abraço
Eliana

Projeto Cosme disse...

Querida Eliana. Bom dia! Infelizmente a sua pergunta é muito vasta e creio que seja motivo para uma consulta. Para esclarecer o que de fato está acontecendo. Abraço.

IZAAC ACIOLI DE MATOS disse...

DR. SANDRO, BOM DIA ESTOU EM TRATAMENTO PARA TRATAR OU AMENIZAR ESTAS CONSTANTES FALHAS NA MINHA MEMÓRIA, JÁ FIZ TOMOGRAFIA COMPUTARIZADA, RESSÔNOSIA MAGNÉTICA COM CONTRASTE, ECOCARDIOGRAMA TRANSEOFAGICO MULTIPLANO, VARIOS EXAMES LABORATORIAIS E MUITOS OUTROS EXAMES CARDIOLÓGICOS. TENHO ESQUECIMENTO MOMENTÂNEO, "ESQUÊÇO" COISAS BANAIS, FATOS, PESSOAS, OBJETOS,NÚMEROS, SENHA, ENTRE OUTROS FATOS, MAS, LEMBRO FATOS, DATA, PESSOAS, NUMEROS E COISAS ANTIGA. TUDO QUE TENHO QUE FAZER OU EXECUTAR, TENHO QUE ANOTAR, ANDO EM MINHA MOCHILA COM UM BLOCO DE ANOTAÇÕES. O MÉDICO NEUROLOGISTA ATESTA QUE TENHO UM DOENÇA CÉREBRO VASCULAR INCIPIENTE DE NATUREZA DEGENERATIVA,QUE NÃO É RETITIVA ATÉ O MOMENTO, DERIVADO DA "SÍNDROME AMINÉSTICA"
.
GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE: ESTA MINHA DOENÇA TEM CURA? EXISTE ALGUM EXERCICIO QUE POSSA ME AJUDAR NA CURA? OPEREI A COLUNA LOMBAR (HÉRNIA DE DISCO) HÁ OITO MESES, ISTO INFLUENCIA NESTA DOENÇA? TENHO TIDO MUITA INSONIA, E DE MADRUGADA FICO RELEMBRANDO MUITAS COISAS E DETALHES COM A MAIOR CLAREZA, PORQUÊ? ESTE FATOS ACONTECEM EM OUTROS IRMÃOS E IRMÃS. MINHA MÃE É PORTADORA DE ALZHEIMER E TOMA REMÉDIO REGULARMENTE, ESTE FATO TEM HAVER COM A MINHA DOENÇA?
AGUARDO A SUA RESPOSTA, UM ABRAÇO,

IZAAC ACIOLI DE MATOS

Projeto Cosme disse...

Boa tarde, Izaac.
Primeiramente, obrigado por visitar o Blog.
Pelo que entendi, sua memória remota está preservada, com algum comprometimento da memória recente.
Percebo que se existe uma doença cerebrovascular incipiente, isto pode comprometer algumas funções cognitivas mesmo que não seja o seu caso. Um termo que não entendi. Restritiva ou reativa?
Seria importante eu saber mais alguns dados e para isto peço se for possível seu skype.
O meu é sandrolucasmedicina.
Abraço.