Psiquiatria é uma especialidade Médica. O psiquiatra tem de ser médico. Falo isto, porque ainda hoje, há esta confusão.
A medicina psiquiática tende a trabalhar interdisciplinarmente com os psicólogos, terapêutas ocupacionais, psicopedagogos, enfermeiros, assistentes sociais e muitos outros que também fazem seus cursos superiores e pós-graduações.
Espero ter contribuído com uma dúvida, ainda muito comum. Para maiores informações, poste um comentário que responderei, assim que puder.
Grato.
Sandro Luiz Cançado Silva, M.D.
domingo, fevereiro 08, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
A minha leitura foi essa..O psiquiatra tem formação em Medicina e especialização em Psiquiatria pois após a faculdade, faz residência em instituições de saúde mental, clínicas e hospitais psiquiátricos pois os conhecimentos desta especialidade médica concentram-se nos comportamentos que fogem à "normalidade".
É por isso q vcs médicos psiquiatras rsrs..estão preparados para lidar com os mais variados transtornos mentais (depressão, psicoses).
Mas ao meu ver a principal forma de intervenção utilizada por este profissional é a prescrição de medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos e outros psicofármacos, sendo sim interdiciplinarmente um colaborador da SAÚDE do paciente leia-se não só a saúde mental, mas a saúde como um Todo! refletindo psicossomaticamente no organismo do indivíduo. did i get it?
Sim, Patrícia. Bom saber que existem pessoas que têm uma visão clara sobre a Ciência Médica Psiquiátrica. Cabe a nós, tentar esclarecer ao público em geral.Gostei do termo normalidade entre aspas. Em psiquiatria, o conceito de normalidade é relativo. Pessoalmente, acredito que devemos tratar a doença e o sujeito. Para isto existem medicações e vários tipos de psicoterapia. Cada dia surgem mais evidências de influências genéticas nas doenças psiquiátricas. Também penso que para quem não está acompanhando estes trabalhos científicos e médicos, seja realmente um pouco difícil a compreensçao desta associações. Vou citar um exemplo bem simples: Na especialidade cirúgica, se o paciente tem um tumor de pele. A conduta é examinar, pedir exames, como biópsia se necessário e extirpar a lesão. Muitas vezes,já é feita a ressecção antes mesmo da biópsia. Descartando-se malignidade, pronto, o problema tá resolvido. Isto não acontece em psquiatria, em que a maioria das doenças são diagnosticadas através de uma anamnese bem feita. Quase não se pede exames em tal especialidade. Os exames de imagem por exemplo: como "spect scan", Ressonância Nuclear Magnética tem como objetivo o enriquecimento de pesquisas. A não ser que a doença psiquiátirica seja comórbida, coexistente com outra patologia. Mais comumente as neurológicas.
Obrigado pela postagem.
Abraço.
Postar um comentário